Clipping de matérias com a autora

 

RESENHA LIVRO UM OLHAR LA CEBRAQUE HABLA – GUSTAVO
Miblog-acidoNo mires atrás
People – O Povo – Coluna de Inês Aparecida
G1 – Ceará
No Olhar Digital
Tribuna do Ceará
Jornal O Estado
Jornal Diário do Nordeste
Agenda PB
João Alberto
A Palavra – nota
Associação Campinense de Imprensa
Agenda
Outra nota – Coluna Social
Experiência de vida retratada com paixão e realidade
Programa Em Cartaz
Alessandro Monteiro Online
Dino – Portal Terra
Cultura – Jornal do Brasil
Segs
Livraria Cultura – Eventos
Ralph Peter – Livros em Revista – BCC TELEVISION
ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos
Show do Figueiredo – Rádio FJR
Tudo Junto e Misturado – Ping Pong

Livros em Revista 

Em cartaz

Alessandro Monteiro Online

Jornal Empresas & Negócios
Agência O Globo – releases empresariais
Signos do Zodíaco 
Pacote de férias

 

Release
Experiência de vida retratada com paixão e realidade

IÊDA LIMA AUTOGRAFA SEU LIVRO UM OLHAR NO RETROVISOR E OUTRO NA ESTRADA

Livraria Da Travessa – Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema. Rio de Janeiro

Terça-feira, 19 de setembro de 2017, das 19 às 22 horas.

 

Uma novidade toma conta do mercado editorial brasileiro, a partir deste segundo semestre de 2017. Com uma linguagem objetiva, a autobiografia de Iêda Lima traz muito mais que um relato de uma ex-presa política, durante a Ditadura Militar. O livro “Um olhar no retrovisor e outro na estrada” é uma maneira que a autora encontrou de deixar dois recados aos jovens. O primeiro, é como aproveitar as crises para crescer como pessoa; o segundo, que a Democracia custou muita luta e sofrimento para ser restaurada e que é dever de cada um de nós cidadãos brasileiros defender e aperfeiçoar esse presente que recebemos da geração dos anos 60 do século XX.

A vida e o ambiente político-social em que vivia, transformaram-na em uma jovem rebelde que se somou a tantos outros na defesa do livre pensar e se reunir, o que lhe custou quase nove anos de exílio. Ao aposentar-se, aos 66 anos de idade, resolveu contar um pouco da sua história.

“Por diversas vezes me via na posição de uma contadora de histórias, durante encontros familiares, e diante da insistência de irmãos e filhos para compartilhar as surpresas que a vida tinha me reservado. Foi então que decidi fazer uma viagem no tempo, abrindo o meu coração para reviver as grandes emoções e entendendo como lidei com elas, cuidando também de mostrar o contexto sociopolítico que me envolvia, para oferecer o meu aprendizado e convidar o leitor a continuar a viagem. O processo de resgate das informações para escrever este livro foi profundamente rico. Por vários momentos eu tive de parar ou refazer, motivada pela elevada carga emocional de alguns capítulos, pelo bloqueio de memória e pela ausência de registros adequados. Além disso, o destino quis que eu fizesse as pazes com meu passado e me reaproximasse de pessoas que tinham feito parte da minha trajetória de vida”, diz Iêda.

Sobre a autora

Iêda Lima é de Campina Grande, mas mora em São Paulo desde 2010. Descendente de índios Tarairús e Potiguares e mistura com brancos Holandeses e Portugueses, Iêda Lima é divorciada e mãe de três filhos, sendo um deles brasiliense.
Teve uma rica experiência profissional, após a sua volta do exílio no Chile e Alemanha.
Formada em Economia de Transportes, pela Escola Superior de Transportes e Comunicações de Dresden, na Alemanha, é Mestre pela Universidade Federal da Paraíba/Campina Grande e Doutora pela USP de São Carlos, em Engenharia de Transportes, ela é autora do livro técnico “O novo e o velho na gestão da qualidade do transporte urbano” (Bauru: EDIPRO, 1996).
Desde sua aposentadoria, em junho de 2014, dedica-se a escrever, fotografar, formar opinião via redes sociais e curtir a família e os amigos.

Iêda Lima já lançou o seu livro em São Paulo, dia 08 de julho de 2017, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon. Em seguida, promoveu noites de autógrafos nas seguintes cidades:
1. Campina Grande/PB, na Livraria Espaço de Cultura, dia 17/08;
2. Recife/PE, na Livraria Cultura do Paço Alfandega, dia 24/08;
3. Brasília/DF, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, dia 31/08; e
4. Rio de Janeiro, na Livraria Da Travessa, loja Ipanema, dia 19/09.
Agora será a vez de Fortaleza, onde residiu de 1979 a 1986. Será dia 23 de novembro, quinta-feira, na Livraria Cultura do Shopping Varanda Mall, das 18:00 às 21:30.

Sobre a obra

A obra narra, em primeira pessoa, a história de vida de uma mulher que superou prisões, interrogatórios e fugas no período das ditaduras militares no Brasil e no Chile. Grávida, partiu para o exílio para salvar a sua vida e da filha Luisa e lá passou por um novo golpe militar que a obrigou a fugir novamente.

Iêda Lima estabeleceu-se na Alemanha Oriental onde terminou os estudos, voltando para o Brasil somente na década de 70, para o reencontro com a família quase nove anos depois.

A autora relata com muita emoção o que perdeu e o que ganhou durante a sua trajetória, desde sua participação na Juventude Estudantil Católica, mostra como acolheu desventuras e conquistas para se tornar uma pessoa melhor e nos guia por fatos históricos marcantes do Brasil e do mundo, que tanto influenciam o nosso dia a dia, até o momento atual.

Mais informações:
WEB: http://www.umolharnoretrovisor.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/iedalimaa/

Serviço
Autobiografia – “Um olhar no retrovisor e outro na estrada”
Autora – Iêda Lima
160 páginas – 14x21cm
R$ 34,90
Editora Literando & Afins